top of page

TAXA SELIC: ENTENDA COMO ELA INFLUÊNCIA NA SUA VIDA FINANCEIRA

  • Rafael Silveira - Via Banco Inter
  • 12 de set. de 2018
  • 2 min de leitura

Frequentemente você vê nos sites de notícias e na TV falar de mudanças na Taxa Selic, mas não faz ideia de como ela interfere efetivamente na sua vida e por qual motivo deve prestar atenção na taxa básica de juros?

Então, no artigo de hoje você vai ficar por dentro das principais questões relacionadas à Taxa Selic. Confira!

O que é a Taxa Selic?

A famosa Taxa Selic é um instrumento utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação da economia. Em geral, ela serve como referência para todas as outras taxas de juros praticadas pelos bancos como, por exemplo, empréstimo, financiamento, rotativo do cartão de crédito, cheque especial e investimentos em renda fixa.

Como influencia as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras, a redução na Taxa Selic interfere na quantidade de dinheiro que circula na economia.

Isso porque juros menores estimulam a contratação de crédito e, consequentemente, acabam movimentando a economia, seja através do consumo ou de novos investimentos.

Já quando há o aumento da taxa, é provável que o movimento oposto aconteça. Uma vez que a Taxa Selic é maior, menos dinheiro estará disponível para consumo, o que tende a reduzir a elevação dos preços e a atividade econômica.

É importante ressaltar que nós, consumidores, nem sempre sentimos em nossos bolsos os efeitos da oscilação da Selic no mesmo momento em que ela acontece.

Como a Taxa Selic influencia sua vida?

Uma vez que a Taxa Selic é a taxa básica das outras taxas de juros usadas no país, ela interfere diretamente no nosso dia a dia.

Por isso, confira abaixo como ela influência alguns serviços financeiros:

Disponibilidade de crédito

A oscilação da Taxa Selic tende a influenciar a demanda por crédito no mercado. Isso porque se ela tem um aumento significativo, o esperado é que as taxas de empréstimos também aumentem, ficando mais caro para o consumidor pegar crédito com os bancos.

Já quando a Taxa Selic está mais baixa, a demanda por crédito tende a aumentar, já que ficará mais “barato” fazer um empréstimo ou realizar compras a prazo.

Investimentos

Você, enquanto investidor, também pode se beneficiar com a influência da Taxa Selic sobre a economia, já que alguns investimentos em renda fixa estão relacionados a ela.

Neste cenário, a tendência é que quanto maior a Selic, maior será o rendimento de diversas aplicações de renda fixa como CDBs e Poupança e alguns papéis de Tesouro Direto.

É sempre bom lembrar que na hora de avaliar a rentabilidade de um investimento, o indicado é que você considere a inflação e a tributação do período para que identifique seus ganhos reais.

Comments


  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

© 2015 – 2025 Rafael Silveira. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Este site é de uso pessoal e profissional, com conteúdo original. Qualquer uso indevido está sujeito às penalidades da lei. Ao navegar neste site, você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

bottom of page